TEL.2714-2628 /2611-8790 / e-mail:sindmed@veloxmail.com.br  
line decor
  VOLTAR 
line decor
   
 
Cid Carvalhaes toma posse como presidente da FENAM,
que tem Clóvis Cavalcanti na diretoria
 

Em uma cerimônia que lotou o Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília, tomou posse no dia 29 de julho, a nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos, que comandará a entidade de 2010 até 2012. Credo, fé, confiança e compromisso, com o médico e com a sociedade, foram as palavras mais presentes no discurso do novo presidente, Cid Célio Jayme Carvalhaes, que, ao agradecer a presença dos cerca de 500 convidados de diversas regiões do país que participaram do evento, disse estar emocionado, feliz, satisfeito e honrado por assumir o comando de uma entidade como a FENAM e que espera contar com o apoio, estímulo e críticas para corrigir rumos. O Sindicato dos Médicos de Niterói, São Gonçalo e Região é a única instituição do Estado do Rio de Janeiro com assento na FENAM, através de seu presidente, Clóvis Abrahim Cavalcanti, eleito Representante junto às entidades sindicais de grau superior. Além de Clóvis Cavalcanti, esteve presente na cerimônia, o diretor-tesoureiro do nosso SINMED, José Luis Franco.


Ao dar início à cerimônia, o ex-secretário geral da FENAM, Mário Fernando Lins, leu o termo de posse e em seguida o ex-presidente, Paulo de Argollo Mendes, fez a transferência do cargo a Cid Carvalhaes. Depois, os diretores assinaram o termo. Logo após, foi dada a palavra aos componentes da mesa principal, que saudaram a nova diretoria, eleita em 19 de junho, durante o Congresso da FENAM, em São Paulo.

O presidente da Academia de Medicina de Brasília e da Federação Brasileira das Academias de Medicina, José Leite Saraiva, saudou o novo presidente e desejou êxito à diretoria, seguido pelo vice-presidente da Associação Médica Brasileira, Nilton Barros, que disse esperar que a nova gestão da FENAM obtenha muitas conquistas para a categoria médica.

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto DÁvila, agradeceu ao ex-presidente, Paulo Argollo, pela colaboração e parceria com o CFM, e acrescentou que com o Cid Carvalhaes essa parceria poderá ser ainda mais estreita, através de convênios e outras ações. Já o deputado Dr. Talmir se colocou à disposição da FENAM na Câmara e garantiu que não medirá esforços no Parlamento em benefício dos médicos.

O deputado Arlindo Chinaglia, que já presidiu o Sindicato dos Médicos de São Paulo, entidade que atualmente também é comandada por Cid Carvalhaes, desejou que a nova gestão obtenha muitas vitórias para os médicos na gestão de Dr. Cid, que ele definiu como "uma pessoa afável, dedicada, um conciliador, sem abrir mão de suas posições, construindo a unidade do movimento".

Irani Ribeiro de Moura, secretária de Saúde de Goiás e que representou o governador Alcides Rodrigues Filho, fez um breve relato do trabalho da secretaria, afirmando que o governo de Goiás tem a saúde como prioridade, e que esse também é o compromisso da FENAM, que tem na sua diretoria "pessoas abnegadas, disponíveis para lutar pela saúde brasileira".

Credo e fé

Um discurso elaborado com figuras de retórica, que remeteram ao credo, à fé, na essência dos compromissos com a política de saúde, marcou a primeira fala oficial do novo presidente da FENAM, Cid Carvalhaes. "Creio e cremos na força determinada do médico" foi o mote principal utilizado pelo novo dirigente da entidade, que enfatizou o postulado positivo que referendava, ao repetir palavras como credo, creio, cremos e fé.

"Fé na potencialidade de adotarmos alicerces capazes de promover mudanças. Mudanças essas consistentes e imprescindíveis ao estabelecimento de equidades definidas em preceitos essenciais à saúde..."Fé na palavra, no interlocutor, nas parcerias, nos contratos acertados... Fé no cidadão e na cidadania..."Fé na confiança recíproca, na capacidade de trabalho, na determinação do conjunto, na credibilidade das pessoas", destacou o dirigente no discurso de posse. Ele encerrou sua fala, enfatizando que a medicina, "essa profissão de fé, nada mais representa senão compromissos de lutas intensas, de trabalhos contínuos, de clareza evidente, de determinação implacável".

"Estamos comprometidos. Que a saúde do povo brasileiro possa ser cada vez mais abrangente, mais sólida, mais relevante, mais resolutiva. Tudo faremos para que assim o seja", completou.

Leia o discurso do Dr. Cid Carvalhaes na íntegra, acessando www.fenam.org.br

Abaixo, a diretoria para o biênio 2010/2012

Presidente - Cid Célio Jayme Carvalhaes
1º vice-presidente - Wellington de Moura Galvão
2º vice-presidente - Eduardo Santana
Secretário-geral - Mario Antonio Ferrari
Secretário-geral adjunto - João Batista Botelho de Medeiros
Secretário de Finanças - Jacó Lampert
Secretário de Assuntos Jurídicos - Antonio José Francisco Pereira dos Santos
Secretário de Comunicação - Waldir Araújo Cardoso
Secretário de Formação e Relações Sindicais - José Erivalder Guimarães de Oliveira
Secretário de Formação Profissional e Residência Médica - Edinaldo da Fonseca Lemos
Secretário de Relações Trabalhistas - Antonio Jordão de Oliveira Neto
Secretário de Benefícios e Previdência - Mario Rubens de Macedo Vianna
Secretário de Saúde Suplementar - Márcio Costa Bichara
Secretário da Condição Feminina - Maria Rita Sabo de Assis Brasil
Secretário de Educação Permanente - Edson Guttemberg de Souza

Diretores adjuntos

Assuntos Jurídicos - José Roberto Cardoso Murisset
Comunicação - Francisco Rodrigues Lopes
Formação e Relações Sindicais - Marcelo Miguel Alvarez Quinto
Formação Profissional e Residência Médica - Jorge Eltz
Diretor de Relações Trabalhistas - Tarcisio Campos Saraiva de Andrade
Benefícios e Previdência - João Carrera Bahia
Saúde Suplementar - Casemiro dos Reis Júnior
Condição Feminina - Vânio Cardoso Lisboa
Educação Permanente - Cristiano da Matta Machado

Conselho Fiscal


T1 - Carlos Grandini Izzo
T2 - Luiz Carlos Siqueira Baltazar
T3 - Leonardo Eulálio de Araújo Lima

Suplentes

S1 - Iron Antonio de Bastos
S2 - Darley Rugeri Wollmann Júnior
S3 - Wilson Franco Rodrigues

Representantes junto às entidades sindicais de grau superior

Titular - Clóvis Abrahim Cavalcanti
Suplente - Iron Antonio de Bastos 

 
 

 

.

 


 
   
 SINDICATO DOS MÉDICOS DE NITERÓI, SÃO GONÇALO, MARICÁ, RIO BONITO,
 MAGÉ, SILVA JARDIM, ITABORAÍ, GUAPIMIRIM E TANGUÁ
AV. ROBERTO SILVEIRA, 123 - ICARAÍ - NITERÓI - RJ - CEP:24230-150

TEL.2714-2628 /2611-8790 / e-mail:sindmed@veloxmail.com.br


produced by ACE PRODUÇÕES