HISTÓRIA DO SINMED

UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS

Surgindo como “coisa de operário e de comunista” numa época em que o País vivia sob o regime militar, tutelado pelas elites, o Sindicato dos Médicos de Niterói, São Gonçalo e Região gradativamente conquistou seu lugar relevante de reivindicador em prol de todos, demonstrando seu real valor nas conquistas médico-sociais.
E até hoje mantemos viva a saga daqueles que, no dia 23 de março de 1971, criaram o nosso SINMED, que funcionava numa minúscula sala no Centro de Niterói. O grupo, liderado pelos Drs. Lourival Braz, Carlos Antonio da Silva, Guilherme Fernandes Ravizzini, entre outros, criou o SINMED com a meta de batalhar por melhores condições de atendimento médico para todos e melhores condições de trabalho e salários.
Depois, outros abnegados passaram pela direção do Sinmed com a mesma tenacidade de manter a chama da dignidade médica acesa. Tanto que, após quatro décadas, lutamos contra o sistema impiedoso com a classe e com a população carente de Saúde.
Atualmente nove municípios compõem a base territorial do SINMED: Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Magé, Itaboraí, Guapimirim e Tanguá.  E o Sindicato tem estado presente, amparando, toda vez que solicitado os profissionais destes municípios, mantendo, inclusive, contatos com prefeitos e secretários de Saúde dessas regiões, para levar as reivindicações da classe.
Sempre que solicitados, os diretores do SINMED também se fazem presentes nos locais de trabalho para negociar, mediar e ajudar a resolver os problemas que surgem, principalmente na área trabalhista.
Da salinha no Centro de Niterói em 1971, para a atual sede em Icaraí, o SINMED só mudou mesmo de endereço. A filosofia continua a mesma: de lutar e buscar sempre mais conquistas para a classe.
Para melhor atender não só seus associados, mas a toda a classe médica, o SINMED, além de ter um espaço digno na cobertura da Associação Médica Fluminense, com sala de reuniões e outra maior para palestras, também criou alguns departamentos como Assessoria Jurídica, Assessoria de Comunicação Social e Centro de Informática.
As atividades sindicais que vivenciamos colocaram o SINMED em situações especiais.  Nosso Sindicato hoje tem assento na Federação Nacional dos Médicos, em Conselhos Municipais de Saúde nas cidades da base territorial, tornou-se referência para a grande mídia impressa e eletrônica, além de ter conquistado diversas moções de congratulações legislativas pelos relevantes serviços prestados à classe médica e à população em geral.